sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Escrever por vontade -versus- Escrever por obrigação


Ora cá estou eu a dar largas à minha veia de escritora, ou pelo menos a Tentar.
Na minha vida existe, sempre a um ritmo diário uma relação de amor/ódio com a escrita, ou seja, escrever, como já repeti antes noutras ocasiões, é, para mim pura adrenalina.
Mas há que distingir duas facetas, quando escrevo pelo prazer de escrever, como neste espaço, é algo de muito belo ver as palavras a fluir das teclas do computador, todavia, há umas horas atrás, quando no escritório de advocacia eu preparava com a minha colega e amiga o que escrever numa peça dum processo de tribunal, o prazer já cede o lugar a sentimentos negativos de frustração, raiva, receio de nao escolher as palavras adequadas...
Porquê esta distinção? Porque já tenho estas ideias plenamente organizadas, quando escrevo num blog ou no jornal de que sou directora isso é algo de criativo, que me realiza, que me faz sentir a lutar por um sonho; ao invés, se escrevo uma peça para um processo de um qualquer tribunal, sinto que o facto de escrever bem não me tras qualquer vantagem sobre a parte contrária, porque o sistema judicial está um caos, porque estamos entregues a uma verdadeira lotaria onde o factor sorte conta, lamentavelmente, muito mais do que a sapiência e a qualidade do texto, e a tudo isto acresce o facto de a desmotivação pela profissao que exerço na área juridica ser crescente de dia para dia.
Quanto aos meus dotes, confesso que sao mais virados para a prosa, por isso penso que temos aqui a equipa perfeita:
- Uma poetisa com raizes genéticas no ramo;
- Uma fotógrafa que escreve bem mas acha que não;
- Uma jornalista consumada, advogada frustrada, e futura escritora.

Vamos continuar a revelar ao menos um pouquinho daquilo que somos! Esperamos ao menos que os leitores se divirtam tanto quanto nós!

PS: Como não sabia o que escolher como imagem, dei um saltinho às imagens de exemplo aqui do computador e decidi fazer uma homenagem aqui ao nosso deserto natal! :P

Xanica

Nenhum comentário: